quinta-feira, 22 de março de 2007

Softwares

Softwares que são recomendados para modelagem de produtos e de moldes: SolidWorks,Catia,Pro engineer e AutoCad. Existe uma série de softwares de modelagem atualmente, porém os quatro acima citados são alguns dos mais eficientes e de fácil aprendizado.



Comparação entre sistemas 2D e 3D» Tabela de comparação entre softwares 2D e 3D:

Ganhos com a adoção de CAD 3D
» Modelamento complexo:Os softwares de CAD 3D possuem recursos de modelamento de sólidos, superfícies e de curvas de formas complexas. Com isso a possibilidade de explorar novas formas e estilos para os produtos é muito grande. Isso faz com que as empresas possam dar uma estilo e característica únicos para os seus produtos.
» Possibilidade de realizar vários tipos de análises:Como já foi dito anteriormente, a geometria de um sólido 3D permite a realização de várias análises de massa (massa, volume, momentos de inércia, baricentro, etc.), estruturais, térmicas e, no caso de produtos de termo-plásticos, estudos de injeção. No caso de conjuntos é possível a análise de mecanismos e movimento.
» Aproveitamento do legado 2D:A maioria dos softwares de CAD 3D modernos possibilitam a re-utilização dos desenhos 2D já existentes. Esses desenhos são aproveitados para a a criação dos modelos em 3D, desde que esses desenhos estejam em escala correta.
» Prototipagem virtual:Os recursos de visualização de modelos e conjuntos somados aos recursos de simulação e de foto-realismos permitem a redução, ou mesmo a eliminação, da necessidade de protótipos físicos.
» Melhor dimensionamento:A facilidade de modelamento e de realizar modificações mais os recursos de análises por elementos finitos permitem um melhor dimensionamento das partes de um projeto, reduzindo o consumo de matéria prima e custos de material.
» Soluções para diversos tipos de produto e ferramentas:Os modernos sistemas de CAD 3D possuem módulos e recursos para modelamento de diversos tipos de produtos e necessidades, tais como chapas dobradas (sheet metal), tubulações, cabeamento elétrico, criação de cavidades e matrizes de moldes e ferramentas e diversas outras.
Comparação entre sistemas 2D e 3D» Tabela de comparação entre softwares 2D e 3D:

7 comentários:

Anônimo disse...

Qual dos softwares citados, é o mais fácil de se utilizar?Gostaria de saber pois estou começando a trabalhar na área e preciso de orientações básicas.

Unknown disse...

fazemos molde em aço e aluminio para rotomoldagem, com experiencia de 14 anos na fabricação.tel.12-39613143-email fabio@qualyplastic.com.br

Unknown disse...

olá, tenho uma maquina de rotomoldagem trabalhando c spider d 2,80 cm diamento.vendo c todos os moldes total 15 moldes. valor R$ 120.000,00 aceito proposta
fabio

Unknown disse...

boa tard..
tenho 15 anos de conhecimento em rotomoldagem, e prestamos acessoria na montagem de fabrica e moldes para diversos produtos e segmentos.
fabio@qualyplastic.com.br
tel.012-39613143

Daiana Totti de Souza disse...

Faltou citar o Autodesk Inventor!
Hoje em sua ultima versão possui features especificas para peças plásticas, ambiente exclusivo para geração de cavidades, canais de alimentação, refrigeração e possui a bliblioteca de porta moldes de fabricantes nacionais como a Polimold!! Vale a pena coferir!!

Mario A. Jr disse...

Faltou mencionar o melhor software para projetos de moldes em 3D do mercado: TopSolid'Mold, que é totalmente integrado ao TopSolid'Cam. Software frances lider de mercado em aplicação vertical (moldes e estampos) e integração entre o CAD e o CAM.

Unknown disse...

O Cimatron E, é melhor que todos esses citados.